O município de Itabaiana conseguiu um feito importante à saúde pública: a saída da zona de risco de infestação por Aedes aegypti. Conforme o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), o resultado para o município no mês de setembro foi de 3,1%, o menor deste ano de 2024.
“Em março, o município estava em uma zona de risco preocupante, com um índice de 8,3%. No levantamento seguinte, em maio, houve uma queda para 6,8%. Em julho, os esforços começaram a mostrar ainda mais resultado, com o índice caindo para 4,4%. Agora, no mês de setembro, a cidade registrou um novo marco: com 3,1%, Itabaiana finalmente saiu da zona de risco”, comemora a Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a SMS, apesar do avanço e do feito importante, os cuidados devem continuar, tanto por parte da gestão, como por parte da população. O Bairro São Cristóvão, por exemplo, ainda requer uma atenção especial, visto que, é a única localidade onde os índices de infestação permanecem em nível de risco.
O LIRAa é uma ferramenta essencial para o monitoramento da infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, em áreas urbanas. Ele é realizado a cada dois meses, por meio de vistorias amostrais nos imóveis.
ÚLTIMOS NÚMEROS DO LIRAA:
Março: 8,3%;
Maio: 6,8%;
Julho: 4,4%;
Setembro: 3,1%.