Itabaiana recebeu na última sexta-feira, 22, a visita de um grupo de estudantes da Universidade de Gastronomia e Ciências de Pollenza, na Itália, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Castanha do povoado Carrilho, uma referência um em todo o país. Além de italianos, o grupo possui estudantes naturais de diversos países, como Tailândia, Israel, Uganda e Polônia.
A visita fez parte de um projeto acadêmico que visa explorar a relação entre ingredientes locais e cultura gastronômica. A cooperativa de Carrilho foi escolhida por sua excelência na produção de castanhas, produto distribuído para comercialização em diversas regiões do Brasil, além do seu impacto social na comunidade local.
“Não poderíamos vir a Sergipe e não conhecer Itabaiana. Aqui é uma cidade muito rica em sua cultura e na sua gastronomia, os estudantes adoraram conhecer a produção da castanha desde a fase inicial até a sua venda. Aqui fomos muito bem recebidos, não tenho palavras para agradecer”, disse o tutor Sanderson Beschorner.
Natural de Uganda, país localizado no leste da África, Pison Ayebazibwe teve a oportunidade de vivenciar o processo de assar e quebrar a castanha. “Eu fui muito bem recebido e me senti amado. Não sei como dizer a essas pessoas que eu também os amo. Eu senti que voltei para casa”, disse.
Para Sharon Goltsman, natural de Israel, país do médio oriente, o que ela mais gostou foi do café da manhã. “Eu amo bolo de puba. Comi 4 pedaços e não me arrependo. Me disseram que é difícil de fazer, mas eu vou tentar fazer em minha casa”, disse a turista.
Os estudantes foram recepcionados por membros da cooperativa e da Secretaria de Turismo de Itabaiana. “Receber esses estudantes de outro país reforça o valor do trabalho que nossa comunidade desenvolve. É uma oportunidade de projetar Itabaiana para o mundo e mostrar a riqueza cultural e gastronômica do nosso povo”, disse Sônia Carvalho, Secretária de Indústria, Comércio e Turismo.
Fonte e foto: Prefeitura de Itabaiana